Biblioteca virtual é uma opção para o incentivo à leitura

0
13

Fantasias é na Cacau Center!

.

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Livro. A data foi escolhida em homenagem ao escritor brasileiro, Monteiro Lobato. Ele se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples aliada a fantasia para conquistar as crianças e se tornou o precursor da literatura infantil no Brasil. 

Alguns brasileiros podem até não ter lido seus livros, mas com certeza já ouviram falar dele ou de seus personagens. Dentre as suas obras mais conhecidas está o Sítio do Pica Pau Amarelo. 

Já sabemos que o hábito da leitura contribui para o desenvolvimento de capacidades como pensar, interpretar, falar, aprender e conviver. Em Aquidauana, a professora Márcia Franco, responsável pelo projeto “Saladiztudo”, acredita na capacidade da leitura para transformar vidas. “Eu sou neta de um casal de senhores semianalfabetos, que tiveram dez filhos e desde muito cedo incentivaram os filhos a lerem. Isso porque, eles acreditavam que a leitura levaria os filhos a um futuro melhor. Isso foi passado de geração em geração na minha família”.  

O projeto “SaladizTudo” oferece cursos de gramática e redação, individuais e em turmas. E Márcia, que leciona há mais de 30 anos, acredita que livro bom é aquele que provoca os sentimentos. “Eu costumo falar para os meus alunos que livro bom é aquele que desperta os sentimentos. Quando alguém chega e me diz: ah não gostei desse livro, eu logo respondo, mas ele é bom porque despertou um sentimento em você e fez de alguma forma você pensar nele”, explica.  

Em tempos de uso de tantas telas, como tablets, celulares, televisão, e agora com o ensino remoto, os livros infantis ainda têm espaço na rotina das crianças e adolescentes? A professora acredita que sim! 

“As bibliotecas virtuais, por exemplo, são muito produtivas e ainda possuem preços acessíveis. Eu vejo essa nova geração com bom olhar. Por um tempo acreditou-se que as redes sociais poderiam substituir esse encantamento de pegar o objeto e sentir o papel, mas não, manusear o livro é sensorial e muitos não abandonam essa sensação. Inclusive, muitas pessoas acreditam que para ser um leitor é preciso ser centralizado e pegar um clássico, mas não, leitura é tudo. Hoje em dia fazemos leitura até das pessoas”. 

É possível encontrar várias opções de bibliotecas virtuais disponíveis na internet. E em tempos de pandemia, a biblioteca virtual é uma forma de adultos e crianças terem acesso à leitura de casa. 

De acordo com a última pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, o número de crianças leitoras cresceu de 2015 a 2019, período em que 48% disseram que leem por gosto.  

 

 



agenciadepropagandasantos.com.br  • agenciaemsantos.com.bragencialimaesantana.com.bragentedecargainternacional.com.bragenteinternacional.com.brcacaucenter.com.brcirurgiasplasticasemsantos.com.brcriacaodesitesantos.com.brempresadepropaganda.com.brlimaesantana.com.brlimaesantanapropaganda.com.brmarketingemsantos.com.broperadorlogisticobrasil.com.brpostoarrastao.com.brpropagandaemsantos.com.brprotesedesiliconeemsantos.com.brredearrastao.com.brsiteemsantos.com.brtransportecargaaerea.com.branelaria.com.brlojadacacaucenter.com.brpedroalcantara.com.brprimeautopaint.com.brpublicidadeemsantos.com.brsiteemsantos.com.brtopbrlog.com.brtopfreight.com.brxiaomiemsantos.com.brdentistaemsaovicente.comdentistasemsantos.com 



Fonte


Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda